Culturas & lugares

Descubra mais sobre diferentes culturas e lugares, choque cultural, vida de imigrante na Alemanha e outras reflexões.

Viajando em folhas de papel

Que sensação boa é abrir um livro e já se sentir levada a um lugar diferente, imaginar paisagens, cheiros e gostos dos mais diversos. O que não falta hoje em dia são opções de literatura de viagem, diários de experiências de quem se joga no mundo. Não só alguns desses relatos estão compilados aqui, mas também algumas opções de leitura que não são de viagem em si, mas que se desenrolam em lugares fantásticos e te dão vontade de fazer a mala com destino incerto. Inspire-se com alguns dos meus livros prediletos, e viaje em folhas de papel...

 

Read More 2 Comments

72 anos da liberação de Dachau: os campos de concentração da Alemanha e do mundo

29 de abril, 1945. Os prisioneiros do campo de concentração de Dachau foram libertados, e o mundo finalmente soube a verdade sobre o que acontecia por trás dos muros da bucólica cidade nos subúrbios de Munique. Espantados com a verdade, as montanhas de cadáveres malnutridos, os crematórios, as câmaras de gás, o horror sem fim, parte da sociedade alemã tirando as vendas dos olhos.

 

Read More 1 Comments

Quando a história pulsa em suas veias: antigos mundos

Existem poucas coisas mais chatas que aprender história na escola? Quem não se lembra das aulas enfadonhas sobre o antigo Egito, a Mesopotâmia ou a Grécia? Eram de dar sono, tamanho o número de datas, nomes, eventos que precisávamos decorar para a próxima prova. As aulas lá do colegial nos ensinavam sobre lugares tão imaginários quanto a Terra Média ou Westeros.

 

Read More 1 Comments

Little things about the homo americanus

Sempre fui meio ambivalente com os Estados Unidos, não necessariamente um relacionamento de amor e ódio, estava mais para aquele sentimento que você tem por alguém que mistura admiração, respeito, um pouquinho de inveja e também um certo desprezo (sim, admito, não sou tão politicamente correta). Fui para a América pela primeira vez aos quinze anos, porque o rito de passagem da meninice para a idade adulta precisa ser feito nos parques da Disney, é claro, mas naquela época não interagi tanto com os americanos.

Read More 2 Comments

Dez coisas inusitadas da infância na Alemanha

Às vezes estamos tão acostumados com a nossa forma de viver à brasileira que muitos dos costumes da Alemanha nos fazem ficar de boca aberta. Se pequenas diferenças forem relacionadas aos nossos filhos então... respiramos fundo, às vezes resistimos um pouco, nos divertimos com certas esquisitices, até conseguirmos nos adaptar.

Conheça algumas coisas que as crianças experimentam em terras germânicas que são inimagináveis no Brasil.

 

 

Read More 6 Comments

Pequenas sabedorias brasileiras que podemos ensinar

Muitos de nós brasileiros à vezes nos deixamos levar por uma síndrome de vira-lata, aquele mesmo complexo de inferioridade incutido nas nossas mentes desde pequenos no qual tudo que vem do exterior é melhor que no Brasil. Mesmo que nossa atual situação política e econômica não ajudem na nossa auto-estima, posso garantir que existem certas brasileirices que podemos ensinar aos estrangeiros – principalmente aos alemães.

 

Read More 2 Comments

Pequenas sabedorias alemãs que podemos aprender

Viver no exterior nos faz passar por várias fases de integração: primeiro admiramos a beleza das artes, da arquitetura, das cidades; passamos então pela fase de que nada, absolutamente, nos agrada; até que finalmente aceitamos novos hábitos e nos deixamos influenciar por eles. Aqui na Alemanha não seria diferente, e depois de algum tempo percebemos que existem muitas coisas que nós podemos aprender com o povo que nos acolheu.

 

Read More 3 Comments

O segredo de Creta

Mundialmente conhecida pelas ruínas de Knossos, centro cerimonial e político-cultural da Civilização Minoica ao redor da capital Heraklion, Creta atrai milhares de turistas com ruínas históricas, cidades pitorescas como Rethymno e praias de tirar o fôlego como Elafonisi. Uma ilha de imenso atrativo turístico natural e histórico, Creta conta com uma carta extra no baralho, algo inusitado e diferente das típicas ruínas gregas.

 

Read More 1 Comments