Cultura

Descubra mais sobre diferentes culturas e lugares, choque cultural, vida de imigrante na Alemanha e outras reflexões.

Os alemães e o terror da conversa fiada

Uma das formas que mais me deixam desconfortável na Alemanha são aquelas festas silenciosas, onde cada pessoa espera o outro para engatar uma conversa. Numa festa de aniversário de uma amiga alemã, reinava o silêncio desconfortável de quem não sabe nem por onde começar a conversa. Poderia perguntar wie geht’s? (tudo bom?) para o rapaz sentado ao meu lado no sofá, seria a pergunta de praxe para iniciar o tal do small talk (ou conversa fiada).

 

Entretanto, sem conhecer o cidadão minha pergunta seria vista de uma forma superficial e insincera. Afinal, como alguém que não te conhece pergunta tudo bom? .

 

Read More 1 Comments

Reencontrando o fascínio com a Oktoberfest

Existem muitas coisas maravilhosas em Munique, mas a capital bávara é famosa no mundo por causa da Oktoberfest. De fato, a festa que atrai cerca de 6 milhões de pessoas anualmente é um estrondo. A primeira vez que fui fiquei de boca aberta: as roupas tradicionais tão bonitas, a alegria dos alemães que aflora, as músicas animadíssimas, as paqueras, enfim, uma sensação.

 

Todos os anos lá ia eu com minha Dirndl (roupa tradicional para as moçoilas) comprada na promoção da C&A  e cair na farra, como toda boa baiana.

Read More 2 Comments

O dilema Merkel

Nessa época de eleições na Alemanha muitos dão como garantida a vitória de Angela Merkel. Para seus fãs, a chanceler é a heroína que confronta os “cowboys” da política internacional como Putin, Trump e Erdogan, além de ter dado a oportunidade humanitária a milhões de refugiados de se instalar no país. Para os críticos mais ferozes, Merkel é a vilã que apóia a islamização da Alemanha e que devastou as economias da Grécia e Itália com sua obsessão por austeridade. 

Read More 2 Comments

Da ordem alemã para o caos italiano, oh mamma mia!

Sempre leio comentários de residentes ou turistas visitando a Alemanha reclamando do atendimento péssimo em certos estabelecimentos, do atraso de trens na terra da eficiência, de pessoas que metem o bedelho quando uma criança está se descabelando (porque afinal criança tem que ficar calada mesmo). Enfim, uma série de coisas, algumas importantes, algumas não. Às vezes tenho a sensação que nossa tolerância quanto aos alemães é pouquíssima: afinal, se estamos num lugar onde tudo (ou quase) funciona, a nossa expectativa é de que tudo (ou quase) funcione.

Read More 1 Comments

A relação de amor e ódio das classes altas pela Europa

O artigo entitulado ¨O brasileiro acha chique visitar Paris, Roma, Berlim, mas a Europa é, em essência, tudo o que a classe média odeia¨ do blog Hoje Tem Textão está dando o que falar. O texto aborda a contradição do fascínio da classe média brasileira pela Europa, ao mesmo tempo que ironiza como no fundo o brasileiro despreza as políticas do velho continente. O problema é a incompatibilidade desses dois sentimentos: se de um lado nós nos fascinamos com a possibilidade de andarmos pelas cidades antigas

Read More 4 Comments

Auto-sabotagens do imigrante: 4 grandes mitos

Nessas últimas semanas eu tenho escrito bastante sobre a Alemanha, predominantemente de forma positiva (deve ser o efeito verão!). Daí me pego lendo alguns comentários de leitores aqui e ali, e um ficou na minha cabeça. Foi algo mais ou menos assim: ¨estou lendo esse blog e parece que a Alemanha é a Disneylândia¨. A mesma pessoa então escreve em outro comentário que mora na Alemanha há um ano e alguma coisa, e que no

 

Read More

15 experiências inesquecíveis do verão europeu

O verão finalmente chegou com força na Europa, e com ele milhões de turistas que chegam no velho continente com aquela expectativa de se embrenhar na sofisticação da cultura, no rico passado, na natureza exuberante.

 

Além dos pontos turísticos de sempre como Paris e Berlim, fiz aqui uma coletânea de lugares e experiências que vivi no verão europeu que vão além dos roteiros tradicionais. Confira!

 

Read More

Heidelberg, meine Liebe

Querida Heidelberg,

 

Há dez anos atrás te conheci, e nas passagens do castelo vermelho ao pé do vale do Neckar perdi meu coração, romance pairando em toda esquina. As ruínas do castelo de oito séculos atrás foi o cenário perfeito para a minha história de amor. Foi assim comigo, lá encontrando o meu companheiro de uma década, e imagino que com muitas pessoas também.

 

Read More

Siga nas redes sociais:

Entre em contato:

contato@baianadabaviera.com.br

Meu lema:

¨Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos, e das pessoas que amamos.¨

Airton Ortiz