Cultura & Literatura

Alegria de viver sem ser espalhafatoso

De diversas bocas já ouvi como é impossível achar “alegria de viver” nos países do norte europeu. Aqui na Alemanha, é muito comum rotular os nativos como grosseiros, tristes, rabugentos. Brasileiros que vivem por essas bandas dizem que alemães e companhia não demonstram a alegria de viver que vemos no Brasil, quando o gari canta enquanto recolhe o lixo, as manicures que conversam com você ao tirarem a sua cutícula e os sorrisos universais de brasileiros pelo país que, é claro, são pobres mas são felizes.

 

A brasilidade que nós temos tanto apreço é de fato especial, e nos faz sentir bem com aquela simpatia e alegria de viver tão característica do nosso povo. Entretanto, a tal alegria de viver que nós sentimos tanto orgulho existe em outros lugares do mundo – só que de forma mais discreta, sem ser espalhafatoso.

 

Read More

5 duras verdades da vida de imigrante

Quem emigra sabe que de início a maioria dos expatriados sente uma euforia ao morar fora do Brasil. É como um desafio conquistado, que merece uma boa dose de felicidade. Mas esse sentimento raramente fica, pois dificuldades sempre estarão presentes.

 

Para alguns, arriscar tudo numa mudança para o exterior significa uma melhor qualidade de vida. Para outros, o espírito de aventura bate mais forte no peito. Independentemente do motivo para considerar a vida fora do Brasil, existem muitas coisas a considerar além do visto e da burocracia. Eis algumas verdades que nem sempre serão fáceis de ouvir, mas que sem dúvida são importantes para saber.

 

Read More

Entrevistando Escritores Expatriados: Jamile do Carmo e João Araújo, Projeto Cancioneiro

Ultimamente tenho tido a oportunidade única de conhecer a obra de escritores brasileiros expatriados, pessoas que criam suas obras com grande paixão pelo Brasil. Uma dupla e tanto que tive a oportunidade de conhecer é a Jamile do Carmo, autora, artista visual e professora de Português em Erlangen, assim como o poeta e compositor João Araújo. 

 

Como os primeiros convidados para entrevistas aqui no blog, tenho grande alegria em convidar vocês para conhecer o Projeto Cancioneiro, composto por Jamile e cantado por João. Alguns eventos já estão programados na Baviera -  e tenho certeza que muitos mais estão por vir!

Read More

Não é fake news: educação sexual é fundamental para crianças e jovens

Num belo dia de sol no ano passado, observando as crianças jogando futebol, uma senhora viu que eu falava português e logo se apresentou. Batemos o maior papo, pois a brasileira desejava dividir um pouco de suas tragédias. Me contou do assassinato de seu filho, da forma como sua nora maltratava seus netos.

 

A mãe das crianças engravidou da primeira filha aos doze anos, do segundo com quatorze, e aos vinte e um estava grávida do terceiro. Sua neta, que alegremente sorria ao observar o irmão jogando bola, já havia dito que queria ter o primeiro bebê aos doze anos, “assim como a mamãe”. Ao ouvir isso, essa senhora de olhar triste resolveu trazer as crianças para Munique.

 

Read More

A tal honestidade alemã: verdade ou mito?

Muitos que chegam na Alemanha ficam admirados com o ir e vir de pessoas nas estações de metrô ou em qualquer outro transporte público. Não há ninguém checando o tíquete antes de entrar em qualquer transporte público. Não há controle de quem entra e quem sai. O sistema funciona na base da confiança de que a pessoa, no bom senso de pagar por um serviço, certamente pagará o tíquete. Daí você nota aquela fila no centro da cidade para comprar o tíquete e pensa: quanta honestidade!

 

Não é só no transporte público onde essa demonstração de honestidade é aparente. Pode-se comprar jornal em diversas caixas geralmente postas em pontos de ônibus ou metrô: basta levar o dinheiro certinho, depositar na caixa, abrir a tampa e pegar o seu jornal. 

 

Read More