Cultura & Literatura

A beleza da imperfeição

Quem deseja um corpo sarado – e perfeito? Quem quer ser a mãe perfeita, que amamenta, fica em casa com as crianças e está sempre com um sorriso no rosto? Ou o pai perfeito, que brinca com o filho no chão, dá banho e ainda ajuda nos deveres escolares quando voltar do trabalho? Quem deseja ser o mega profissional que dá conta da carreira e da família? Quem logo se aborrece quando não é brindado com um serviço imperfeito num restaurante ou loja? Quem adora reclamar quando o choro de uma criança atrapalhou o seu descanso? Quem quer conversar com pessoas com opiniões distintas das suas?

 

Nós buscamos a perfeição constantemente. Mas quando algo é imperfeito, simplesmente por não convir com os nossos altos padrões de qualidade, a reação da grande maioria é de repulsa, aborrecimento, preconceito ou julgamentos rápidos.

 

Read More

Poemas de verão

Todo verão aqui na Alemanha eu me pego pensando em como eu poderia ficar aqui para sempre se todos os dias fossem dourados e ensolarados como hoje. As folhas das árvores estão verdinhas, muitas flores perfumam o ar, a estação das frutas mais deliciosas nos enche de água na boca. É um tal de passar tardes no Biergarten, nadar numa lagoa qualquer, apreciar os girassóis, escrever esse artigo da varanda. Verão... um tempo em que as pessoas sorriem mais, estão de bem com a vida, deixando seus corpos tostarem sob o sol.

 

Eu me pergunto o que faz essa estação ser tão especial e altamente antecipada, cheia de festivais e expectativas. O sol é uma dessas razões, obviamente, mas existe mais que isso. É a alegria de viver que parece enjaulada durante o frio que de repente se liberta, pulsa em nossas veias e nos faz sorrir.

 

Read More

Brasil brasileiro no futebol – e na literatura

Não só de futebol vive o Homem. Mesmo em tempos de Copa,  leitores inveterados como eu não largam um bom livro. E para comemorar cada gol e vitória, por que não explorar a linda literatura brasileira?

 

Muita gente tem uma experiência negativa com livros brasileiros desde cedo, muitas vezes por causa das ditas obras “cultas” que estudamos na escola. Mas a literatura brasileira é bem mais que Machado de Assis ou Lima Barreto; a literatura contemporânea brasileira tem bastante variedade e agrada a todos os gostos. Vamos dar uma goleada no preconceito contra livros de autores brasileiros e começar a explorar por aí? Tenho algumas dicas para você!

 

Read More

Necessários e inevitáveis, mas sempre indesejados: os imigrantes

Eu até que tentei me concentrar no meu cotidiano, nas notícias e memes do futebol. Dei risada com os comentários sobre o cabelo apapagaiado de Neymar, conversei sobre o casamento de Harry e Meghan, celebrei o aniversário de meu filho e procurei me concentrar nas minhas tarefas de sempre. Mas algo mais permanecia na longa lista de notícias – e não era bom. Eu sabia que essa notícia tocaria o meu coração da mesma forma quando vi a imagem de pequeno menino sírio chamado Alan Kurdi, morto nas águas do Mediterrâneo.

 

Mas abri o link, já com o coração pesado, porque eu não queria me deixar alienar pelas coisas cotidianas que rodeiam minha vida burguesa em Munique.

 

 

Read More

O pseudo-patriotismo da Copa

Não tem porque esconder: o coração bate mais rápido em expectativa com mais uma Copa do Mundo. A esperança de mais um título está à espreita; ou pelo menos, se formos menos ambiciosos, amenizar aquele vexame do 7x1. Mas às vésperas da Copa, brasileiros de todo país vivenciaram greves, falta de gasolina, o escambau. Nada parece funcionar nosso Brasil, sil, sil...

 

O país do futebol, o país do futuro, o país de promessas raramente realizadas encontra-se no limbo – e os brasileiros sabem disso. O que mais vemos por aí são reclamações, desencanto, vontade de ir embora. Entretanto, basta a seleção canarinho entrar em cena para a coisa mudar de figura. Vestiremos a camisa – no sentido figurado e literal – e gritaremos a cada gol. Vamos nos esgoelar na torcida e vaiar o adversário. Cantaremos “eu sou brasileiro... com muito orgulho... com muito amor...”.

 

Read More