Cultura & Literatura

Nice é uma festa. De luz!

Em seu livro Paris é uma Festa (A Moveable Feast), o grande Ernest Hemingway relata as suas vivências na capital francesa dos anos 20. A obra relata a rotina de escrever na cidade inspiradora, que atraía artistas de todos os cantos do mundo, com seus cafés, a notória boemia e, é claro, a festa contínua de Paris.

 

Mas existe um lugar além de Paris que também é uma grande festa, ainda no século XXI. Esse lugar encantador chama-se Nice, uma cidade que eu não imagina ser grandes coisas. Pensava que seria apenas o quartel-general para a minha estadia na Riviera Francesa que, certamente, incluiria Cannes, Saint Tropez e Mônaco.

 

Read More

Listas de países visitados: uma mania irresistível e... meio boboca

Se tem uma coisa que eu gosto de fazer na vida é viajar. Invariavelmente minhas postagens são sobre lugares incríveis que visitei ou que tenho vontade de visitar. Algumas pessoas me perguntam: quantos países você já visitou? Você tem um daqueles mapas na parede cheios de pins marcando os lugares onde você já esteve?

 

Realmente, um mapa na parede com pins mostrando lugares visitados não parece mau. De fato, há alguns anos atrás eu colocava no papel os países visitados, colocando o Vaticano no mesmo patamar que a Itália. Quando soube que iria para Mônaco há anos atrás para um evento, quase tive um treco de felicidade. Era mais um país na lista!

 

Read More

Paquera auf Deutsch

Era uma vez uma moça brasileira morando na Alemanha. Solteira, foi ela foi sacudir as cadeiras numa festa de aniversário, comemorada num bar latino. A noite, que é uma criança, tinha tudo para se tornar material de adulto. O espaço pequeno para dançar significava um esfrega-esfrega típico de Carnavais baianos, com corpos colados em ritmos de salsa e mambo. Flertes e paqueras rolavam, pedidos para dançar, olhares furtivos. Mas a moça, apesar de ter dançado com tantos rapazes e ter trocado olhares calientes com um alemão, não vingava na arte de ficar com ninguém. Cadê os beijos molhados carnavalescos, os amassos em algum cantinho escuro, os pedidos para o seu telefone?

 

Nadica de nada.

Read More

Entrevista: Regina Drummond, uma das grandes autoras da literatura infanto-juvenil brasileira

Foi em Viena onde eu conheci a ilustre Regina Drummond, uma escritora mineira com mais de 120 (!) livros publicados para crianças e jovens. Regina me conta das suas décadas de estrada num sorriso largo, sempre disposta a ajudar essa escritora iniciante que, na época, era novata no quesito evento literário. Nos conhecemos há menos de vinte e quatro horas, e já virei fã da Regina.

 

Morando em Munique, Regina não parou de escrever só porque saiu do Brasil. Muito pelo contrário! Sua experiência como expatriada trouxe novas histórias e inspirações. Confira a entrevista com a Regina para conhecer mais sobre sua obra.

Read More

O Caminho de Nietzsche, uma aventura pra lá de filosófica

Perto de Nice, na Riviera Francesa, o vilarejo medieval de Eze nos espera no topo de uma montanha, com suas alamedas pedregosas e provençais. Assim são os lugares mais pitorescos, não é verdade? No cume da rocha, com vistas magistrais do Mediterrâneo, estamos cheios de expectativas.

 

Assim pegamos o ônibus cheio para Èze e lá vimos alguns metros de casas antigas, ruelas estreitíssimas, alguns restaurantes e muitas galerias de arte. No topo do topo, o exótico jardim botânico com cactus de todas as espécies possíveis e imagináveis cortando as vistas do alto. 

 

Read More