Cultura & Literatura

A felicidade em tempos de inverno

Quando as luzes do Natal e o bang do Ano Novo se despedem, o inverno se fortalece, parece infinito. Apesar da estação gelada começar oficialmente em 21 de dezembro, na prática já em meados do outono ele começa a dar as caras, ainda tímido, abrindo a porta do frio. A primavera, em teoria a estação mais bela, o renascimento da natureza, é sabotada por ventos gélidos, nevascas fora de época. Em prática, o inverno alemão dura uns cinco meses, às vezes um pouco mais...

 

Em tempos de pouca luz, o mau humor de alguns piora, a torcida para a chegada do horário de verão se aquece. Mesmo quem tem adoração pelo inverno – geralmente os esquiadores – não vê a hora de que a neve derreta e deixe o sol brilhar. É, ou não é?

 

 

Read More

A Pequena Ásia de Düsseldorf

Muitas atrações da capital da Renânia do Norte-Vestefália se destacam para turistas e locais, do MedienHafen (porto da mídia) com edifícios modernos beirando o kitsch até o centro antigo aos pés do Reno. Mas nada mais diferente do comum do que o toque asiático das comunidades japonesa e coreana que permeia a cidade.

 

Entre a estação de trem e o centro, nos arredores da Immermannstrasse, espalham-se restaurantes servindo sushi, kimchi (uma especialidade coreana de repolho com chilli) e udon (sopa de macarrão oriental), além de estabelecimentos de karaokê, bares de sakê, supermercados, lavanderias, padarias e decoração japonesas, principalmente.

Read More

A arte de recomeçar

Num segundo, tudo parece girar, mudar. Uma demissão, uma gravidez, a mudança para um país diferente. O falecimento de um ente querido, divórcio, a simples epifania de que a vida é curta demais para aguentar certas coisas. Perspectiva, sabedoria de vida... aos poucos – ou de repente – vemos tudo com outros olhos!

 

No ciclo da vida, nada permanece. Quando acha-se que estamos estáveis, que o tempo para em nosso favor, a vida nos presenteia com surpresas.  E são essas situações inesperadas que nos fazem recomeçar, independentemente de idade, cor da pele, gênero, classe social, escolaridade. Isso porque o inesperado acontece com cada um de nós, de formas diferentes talvez, mas sem preconceito.

 

Read More

Então é Natal... tempo de amor, família, reflexão e... literatura!

Como 2017 passou rápido, não é mesmo? O Natal está quase chegando e com ele aquela sensação gostosa de amor, solidariedade, tudo de bom na vida. É também tempo de relaxar, curtir a vida e, é claro, se deliciar com leituras maravilhosas.

 

Aproveite a estação tranquila (e calórica) para desfrutar de novas leituras.

 

Confira minhas recomendações literárias de Natal!

 

 

      

Read More

13 peculiaridades cotidianas da Alemanha

Com muitos anos passados em terras germânicas, às vezes é engraçado lembrar que um dia coisas tão inusitadas hoje sejam tão comuns. Nos acostumamos com o comércio fechado aos domingos ou a velocidade sem limites das estradas quase perfeitas. Mas como novata, todo dia se aprende algo novo até as pequenas gafes diminuírem com o tempo.

 

Demora-se um tempo para se acostumar com tanta novidade, mas confesso que até hoje às vezes me surpreendo com certas coisas.

 

Que surpresas do dia-a-dia nós vivemos na Alemanha? Confira algumas que me deixaram chocada, maravilhada... ou ambos!

 

 

 

Read More