A baiana da Baviera

Meu nome é Manuela Marques Tchoe, nasci e cresci em Salvador e desde 2005 vivo na Alemanha. Não sou o típico estereótipo baiano, tanto que até os brasileiros que me conhecem duvidam das minhas origens. É só quando ouvem o sotaque que finalmente aceitam que existe gente de toda cor na Bahia!


Desde sempre que vivo na interseção de mundos diferentes e que, admito, faz parte de quem eu sou. Filha de português, sempre tive um pé no velho continente, mesmo que as diferenças culturais não fossem tão gritantes. Desde pequena quis explorar além dos sete mares; então aqui estou eu, vivendo no coração da Europa, depois de muitos quilômetros viajados, enormes alegrias a cada lugar descoberto, lágrimas pelos percalços da vida de imigrante e da saudade da terrinha, muitas páginas de histórias reais e imaginadas lidas, pensadas, e escritas. Hoje meu caminho intercultural permanece com amigos e colegas de tudo que é nacionalidade, um marido coreano e um filho com raízes de três continentes.


Esse blog é a minha janela para abordar questões culturais, vida de imigrante, reflexões literárias e das mais variadas; enfim, tudo o que me atrai, emociona, me faz pensar.

 

Espero que você goste e, se tiver interesse em conversar, é só entrar em contato!

Siga nas redes sociais:

Entre em contato:

contato@baianadabaviera.com.br

Meu lema:

¨Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos, e das pessoas que amamos.¨

Airton Ortiz