Obras



Fique por dentro das novidades

Receba novidades por email



Blog

Últimos artigos

10 Aprendizados Em Tempos de Pandemia

Não dá para evitar de escrever sobre os tempos do Corona Vírus e como essa crise impactou – e continua impactando – o mundo e a nossa forma de viver. Seja no Brasil, seja na Alemanha onde eu vivo, foram muitas as mudanças e percepções que esse vírus trouxe para a humanidade. Através do auto-isolamento e a quarentena, muitas questões têm vindo à tona, desde a óbvia importância de investir na saúde pública até o racismo e o aumento de home office forçado.

 

Essas últimas semanas eu tenho refletido a respeito dessas coisas e como elas podem se tornar aprendizados. Certamente ainda tem muita água para rolar...

 

Read More

Quarenta na quarentena

Eu esperava 2020 com ansiedade para completar os meus quarenta anos. Nesse ano, o começo de uma nova década, eu tinha feito mil e um planos de viagens, passeios e comemorações. Quanta expectativa! Mas todas essas festividades precisarão esperar. As viagens planajedas precisaram ser canceladas. A quarentena do corona vírus viralizou – e agora cá estamos nós, dentro de casa.

 

Tá osso, essa coisa de quarentena. Reduzimos as saídas de casa ao mínimo para o supermercado ou a farmácia, ou no máximo um passeio pelo quarteirão. Trabalhamos de casa e procuramos ao mesmo tempo coordenar a escola caseira com o nosso filho. Não é fácil para ninguém.

 

Read More

Alemanha, forever classic

Em 2020 será comemorado os 250 anos do nascimento de Beethoven, um dos maiores compositores de música clássica do mundo. Assim como o músico que trouxe a eterna música An die Freude (Hino à Alegria), muitos outros alemães alcançaram a fama na música clássica, como Mendelssohn, Haydn, Brahms, Strauss, Wagner e tantos outros.

 

A música clássica que um dia rodou o mundo continua firme e forte na Alemanha. Nesse país fértil para compositores, existe investimento maciço em filarmônicas e óperas, fazendo da Alemanha o país de maior prominência da música clássica ainda hoje.

 

 

 

Read More

Conjugando o verbo quarentar

Já tem tempo que sofro por antecipação com a chegada dos meus quarenta anos. Por um lado, sinto imensa gratidão de ter chegado na maturidade inteirona. Por outro, quando se alcança uma idade que termina em zero – seja lá qual for – há uma tendência de questionar se as decisões do passado foram acertadas, sentir arrependimento com relação à certas coisas e, é claro, o medo de envelhecer.

 

Quando a gente é mais jovem, subestimamos a tal “crise de meia idade”. A gente sofre quando completa 25, 30 ou 35 anos, mas ainda estamos vivenciando juventude em diversos sentidos. Mas os quarenta anos me parecem ter um peso diferente, assim como tornar-se cinquentão. Chegamos à maturidade.

 

Read More

Ordem e progresso, um lema alemão

É inevitável. Quando cheguei na Alemanha, há quinze anos atrás, eu admirei a ordem de todas as coisas. O transporte público que chegava pontualmente, a cidade limpa, o silêncio dos domingos, as regrinhas... ah, como é diferente de tudo no Brasil! Ah, é possível ter um país cheio de ordem e progresso, realmente um lugar onde as coisas funcionam!

 

Essas foram maravilhosas primeiras impressões. E como todas as impressões, algumas delas ficaram mais fortes, outras foram sendo desmanteladas aos pouquinhos.

 

É verdade, existe uma cultura de ordem por todo país, apesar de não ser homogênea (os berlinenses que o digam).

 

Read More