Sobre culturas, lugares & livros

 

Baiana da Baviera apresenta crônicas sobre experiências e diferenças culturais, histórias reais e imaginárias, livros e lugares especiais, escritos por Manuela M. Tchoe.

 

Um pouco de tudo desse grande mundo!



Últimos artigos

Quando a história pulsa em suas veias: antigos mundos

Existem poucas coisas mais chatas que aprender história na escola? Quem não se lembra das aulas enfadonhas sobre o antigo Egito, a Mesopotâmia ou a Grécia? Eram de dar sono, tamanho o número de datas, nomes, eventos que precisávamos decorar para a próxima prova. As aulas lá do colegial nos ensinavam sobre lugares tão imaginários quanto a Terra Média ou Westeros.

 

Read More 1 Comments

Era uma vez uma nação de leitores

Todos nós gostamos de histórias; reais ou inventadas, sobre amor ou guerra, mundos verdadeiros ou fantasiados. Como as histórias são contadas e divididas foi uma questão de evolução: primeiro no boca-a-boca, em colunas e tábuas de argila, até a invenção do livro oficialmente reconhecida através da invenção de Johannes Gutenberg, em volta de 1439. Foi um alemão de Mainz que inventou a imprensa na Europa (aparentemente algo parecido já havia sido inventado na China), e que colocou

Read More 3 Comments

Little things about the homo americanus

Sempre fui meio ambivalente com os Estados Unidos, não necessariamente um relacionamento de amor e ódio, estava mais para aquele sentimento que você tem por alguém que mistura admiração, respeito, um pouquinho de inveja e também um certo desprezo (sim, admito, não sou tão politicamente correta). Fui para a América pela primeira vez aos quinze anos, porque o rito de passagem da meninice para a idade adulta precisa ser feito nos parques da Disney, é claro, mas naquela época não interagi tanto com os americanos.

Read More 2 Comments

Dez coisas inusitadas da infância na Alemanha

Às vezes estamos tão acostumados com a nossa forma de viver à brasileira que muitos dos costumes da Alemanha nos fazem ficar de boca aberta. Se pequenas diferenças forem relacionadas aos nossos filhos então... respiramos fundo, às vezes resistimos um pouco, nos divertimos com certas esquisitices, até conseguirmos nos adaptar.

Conheça algumas coisas que as crianças experimentam em terras germânicas que são inimagináveis no Brasil.

 

 

Read More 6 Comments

Jane Austen: mãe do chick lit?

Teorias que abordam Jane Austen como a ancestral primeira do gênero chick lit – romances de ficção feminina, de caráter leve e divertido – não são novas. Há tempos que pergunta-se no meio literário se a famosa escritora inglesa, autora de Orgulho e Preconceito, Senso e Sensibilidade, dentre outros, seria a inspiração para autoras de literatura feminina da geração atual como Helen Fieldling, a escritora que criou a infame Bridget Jones.

 

Read More 2 Comments